Sua principal vantagem é oferecer laudos para exames de imagem a serviços que carecem de equipe especializada ou que não conseguem atender tamanha demanda.
De acordo com dados recentes do IBGE, para cada um milhão de brasileiros, há cerca de 40 equipamentos de raios-X simples, 3 aparelhos para ressonância magnética, 17,6 mamógrafos, 10,6 tomógrafos computadorizados e 5,6 equipamentos de densitometria óssea. Esses dados mostram que, para grande parte da população do país, o acesso à saúde ainda é um desafio. Apesar disso, já existem soluções que apresentam melhorias não apenas para os pacientes, como também para clínicas e hospitais, como o uso da telerradiologia.
A telerradiologia se define como a utilização das tecnologias de informação e meios de comunicação com o objetivo de permitir o diagnóstico à distância. Sua principal vantagem é oferecer laudos para exames de imagem a serviços que carecem de equipe especializada ou que não conseguem atender tamanha demanda. No Brasil, principalmente, em regiões do interior, existe uma grande carência de radiologistas, já que esses profissionais preferem viver nas grandes cidades. A telerradiologia é a oportunidade de atender mais pacientes com maior agilidade, sem deixar de lado a qualidade dos processos.